Versatilidade e qualidade definem basicamente o que vem sendo a carreira de Rafael Alves ao longo de seus vinte e quatro anos de idade.

Nascido em Guararema, interior de São Paulo, no dia 18 de março de 1989, Rafael descobriu seu talento pela musica aos seis anos de idade cantando nos corais infantis da igreja que freqüentava, e ano a ano vem conquistando muitos horizontes através de seu prazeroso, porém incansável trabalho.

Somente adolescente, aos 13 anos, ganhou seu primeiro violão, e assim iniciou sua jornada enquanto músico instrumentista.

Com 16 anos ingressou como aluno da Underground Escola de Musica e Estudio (Mogi das Cruzes), onde permaneceu por 8 meses, até iniciar a faculdade de Comunicação Empresarial, em 2005. Pouco após a saída da escola, recebeu a proposta de participar do corpo de professores da mesma, onde trabalhou por seis anos. No mesmo período em que foi professor da Underground, lecionou também em escolas como Pueri Domus e Colégio Objetivo. Concluiu em 2007 a faculdade de Comunicação Empresarial, e também cursou guitarra no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) com o professor Marcio Okayama. Atualmente faz especialização em guitarra com o mestre Eduardo Ardanuy.

Em 2007, fundou junto com Diego Novaes (sobrinho neto de Guiomar Novaes) e Julio Cesar Martins o Trio JAM, que trazia releituras jazzísticas e bluezeiras à musicas de autoria de Djavan, Lenine, Cazuza, dentre outros, além dos jazz standard, dos blues tradicionais e do bom e velho rock n’ roll. O diferencial do trio, além das releituras, era a junção inusitada de um pianista clássico, um guitarrista roqueiro e um baterista ainda mais roqueiro!

Em 2008 venceu o I Festival da Canção Popular de Guararema, com a composição Raio de Sol de Rafael Alves, se destacando entre grandes nomes de festivais como a Banda Urbana e a saudosíssima Ivania Catarina.

Em 2008, foi convidado a entrar na banda Marakutaia, de São Bernardo do Campo, onde permaneceu por 4 anos, e teve oportunidade de receber o prêmio de banda revelação pela Universidade Federal do ABC, além do convite para o programa TV Trama, de João Marcelo Boscoli, filho de Elis Regina. Em 2011 se distanciou da banda por outras prioridades, mas retomou suas atividades na mesma em maio de 2012.

Em 2011 foi convidado para ser vocalista da banda Band it!, de Mogi das Cruzes, realizando eventos em geral por todo o estado de São Paulo. Permaneceu na banda até o meio de 2012, quando viu a necessidade de um projeto que se encaixasse no seu estilo musical.

Já teve em seus shows participações especiais, como Luiz Miranda e André Luiz Ramiro e enquanto vocalista da Zanz Banda, já fez shows para mais de trinta mil pessoas abertos por artistas e grupos de renome, como a Escola de Samba Vai Vai, Jeito Moleque e o cantor Michel Teló (2011). No ano seguinte foi a vez dele de abrir o show de artistas como João Bosco e Vinicius e Michel Teló. Em 2013, dividiu o mesmo palco que Israel Novaes, Humberto e Ronaldo, Guilherme e Santiago e Cristiano Araújo.

Hoje em dia, tem um projeto de aulas de violão e guitarra juntamente com a Secretaria de Cultura de Guararema, como também, trabalha como vocalista na banda Zanz Banda (Guararema), tem uma banda intitulada Rafael Alves e Banda, que está prestes a lançar um CD promocional com releituras de Michael Jackson em jazz, funk, blues e rock n’ roll, é violonista e guitarrista na banda Marakutaia (São Bernardo do Campo) e guitarrista da banda Djane & Os Camaradas (Guararema/ São Paulo).

RAFAEL ALVES © 2013 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rafael Alves | Twitter Rafael Alves | Facebook